Silvio Guindane se prepara para viver um presidiário travesti na série “Um Contra Todos”, da Fox

Silvio Guindane

Foto: Isabel Almeida

Por Raquel Rodrigues

Silvio Guindane aprecia a linguagem das séries. Versátil, o ator transita entre o humor e o drama com facilidade. Quem o acompanhou como o malandro Lacraia, na série “Vai Que Cola“, terá a oportunidade de vê-lo em tipos diferentes, mais dramáticos, daqui para frente. Em “Um Contra Todos“, série de Breno para a Fox, com estreia prevista para início de 2016, Silviointerpreta o presidiário Abelardo, travesti popularmente conhecido na cadeia como Mãe da Cela. “Gosto muito de fazer séries. Acho que é um mercado que está crescendo bastante na televisão, que não está ganhando só público, mas também autores. Estamos aprendendo a fazer isso muito bem“, assegura.

A preparação para “Um Contra Todos” levou quatro semanas antes que as gravações começassem. Para Silvio, Mãe da Cela foi um personagem complexo de se construir e que o levou a fazer uma pesquisa pessoal para que o compreendesse. “Quando comecei a pensar no personagem, procurei mais achar uma mulher do que um travesti. Ele está na ala das pessoas mais importantes dentro da cadeia. De repente, lá acaba se realizando mais do que aqui fora sendo pobre, negro e travesti“, ressalta. Para compor o lado feminino do Mãe da Cela, o ator conversou com mulheres para entender a forma como uma mãe olha para as coisas. Também falou com travestis e, depois, construiu a relação com os outros personagens. No fim vieram os tons e trejeitos do papel. “Acabou que os trejeitos ficaram muito fortes, mas eles foram construídos naturalmente. Não foi uma coisa que pensei em construir antes de moldar o lado interno do personagem“, relata.
A história de “Um Contra Todos” começa quando Cadu, papel de Júlio Andrade, é preso injustamente como o Dr. do Tráfico. Na cadeia, ele vai parar na cela dos bandidos mais respeitados dentro da prisão, que são o China, interpretado por Thogun, e o Mãe da Cela. A primeira temporada da série de Breno Silveira narra como o personagem de Júlio consegue se virar dentro da penitenciária, que teve como cenário o Instituto Nise da Silveira. “A gente ficou enfurnado dentro da locação durante muito tempo. Acho que a ligação que rolou entre o Júlio Andrade, o Thogun, eu e o Adélio Lima foi muito forte para que aquele espaço da cadeia se construísse de forma concreta“, acredita.
Além da série “Um Contra Todos“, Silvio também participa de um dos episódios da segunda temporada de “Conselho Tutelar”, da Record. Nela, o ator dá vida a Micão, homem que é viciado em crack e incita uma rebelião em um abrigo. Para o ator, o personagem foi se tornando alguém dentro da sociedade sem qualquer referência. “Quando o Micão vai para o abrigo, ele instala certa hierarquia. Só que acaba provocando uma rebelião dentro do abrigo que vai ter reflexos muito negativos para alguns personagens lá de dentro“, adianta.
Mesmo com a certeza da segunda temporada de “Um Contra Todos” ser gravada no próximo ano, Silvio já tem mais uma série em seus planos. No início de 2016, começa a gravar “Sem Volta“, série de ação da Record que será dirigida por Edgard Miranda. A produção conta a história de um grupo de montanhistas que se perde em uma escalada na região serrana de Petrópolis. Silviointerpreta o guia Iorde, que precisará de uma estratégia para sobreviver. “Eles sobem em um dia em que não era propício e acontece uma tragédia. A única pessoa que sabe o caminho de volta é o meu personagem, porém está com a perna quebrada. Então, tem um grande impasse, pois ele só conta o caminho de volta se eles o levarem também“, antecipa.
Conselho Tutelar” – Record – estreia prevista para janeiro.
Um Contra Todos” – Fox – estreia prevista para fevereiro.

Matéria escrita por mim e também publicada por:

Deixe um comentário